A cozinha é para mim uma autentica terapia para a anorexia com a qual tenho de lutar. Neste contexto, umas das grandes aprendizagens é o reaprender a comer. Adquire-se um conhecimento sobre comida absurdo: o que é saudável, o que não é, o que é legume, hidrato de carbono, proteína...enfim, um sem número de coisas que se tem a "mania" que se tem de ter em conta.

Mais vale divertir me um bocadinho nao e? Este blog será assim dedicado ás minhas receitas: saudáveis, boas e sem qualquer espaço para o bicho mau! A anorexia fica a margem, basta começar pelo simples fio de azeite!

Risotto de Frango


Ainda nem acredito que me aventurei num dos pratos a que o senso comum chama "de restaurante!". é de facto, um dos pratos mais bem apresentados e arquitectonicamente construídos de qualquer estabelecimento mais requintado.
No entanto...eu consegui!!!! Pelo menos, algo parecido - Aqui está.



Ingredientes:
- Arroz para rissotto
- Sal q.b
- Frango desfiado q.b
- Cebola 
- Alho e pimenta
- 1 caldo de legumes ou de carne

Preparação:
- Em primeiro lugar é preciso tratar do "recheio" do risotto, ou seja, é preciso preparar e cozinhar o frango desfiado: Numa frigideira colocar o frango desfiado (quantidade proporcional à quantidade de arroz que se pretende), a cebola ou meia cebola picada (dependendo da quantidade dos outros elementos) e temperar com alho, sal e pimenta. 
- Guardar quando pronto. 
- Colocar num tacho a quantidade pretendida de arroz (verificar qual a medida utilizada) e o frango cozinhado. Usando a mesma medida, juntar o triplo da mesma de água. O segredo do risotto não é juntar logo toda a água ao mesmo tempo. O segredo é mesmo ir, aos poucos, juntando a medida de água.
- Apenas com um bocadinho de água ainda. temperar com sal. 
- Juntar mais um bocadinho de água. 
- Adicionar o caldo de legumes ou carne. 
- Mexendo, acrescentar mais água. 
- E assim sucessivamente, até completar 15 minutos ao lume. 
- No final, a água deverá ter desaparecido quase por completo mas não totalmente. Importante deixá-lo empapado para ficar com a consistência própria de risotto. 
- Servir. Se se quiser, colocar a quantidade pretendida do preparado numa taça e despejar para um prato. Desta forma, ficará com a forma na fotografia demonstrada. 

Nota: É imperativo que se tenha em conta o "recheio" do risotto para se acompanhe com o elemento base de uma refeição em falta. Neste caso, no risotto estão presentes os hidratos de carbono (arroz) e as proteínas (o frango). Assim acompanhou-se com legumes, cenoura. 



Sem comentários:

Enviar um comentário