A cozinha é para mim uma autentica terapia para a anorexia com a qual tenho de lutar. Neste contexto, umas das grandes aprendizagens é o reaprender a comer. Adquire-se um conhecimento sobre comida absurdo: o que é saudável, o que não é, o que é legume, hidrato de carbono, proteína...enfim, um sem número de coisas que se tem a "mania" que se tem de ter em conta.

Mais vale divertir me um bocadinho nao e? Este blog será assim dedicado ás minhas receitas: saudáveis, boas e sem qualquer espaço para o bicho mau! A anorexia fica a margem, basta começar pelo simples fio de azeite!

Risotto de Espargos Brancos

Aqui está mais uma versão de risotto, desta vez com legumes.
Quando não se está habituado a cozinhar este género de arroz, deve começar-se por este. O uso dos espargos brancos ajuda a deixar o arroz com a consistência de um risotto. Empapado e "peganhento".
Fácil e delicioso.

Ingredientes:
- 1 embalagem de espargos brancos
- 1 cebola ou meia cebola (dependendo da quantidade pretendida)
- 2 dentes de alho
- Arroz próprio para risotto
- 1 colher de chá de sal
- Pimenta moída
- 1 Fio de Azeite
- Cebolinho ou salsa.

Preparação:
- Mais uma vez, e necessário dividir a receita em 2 fases: 1º na preparação do recheio e em 2º a preparação do próprio arroz.

1º: Cortar a base dos espargos, picar a cebola e o alho.
     Numa panela, colocar os espargos. Escalda-los. Juntar um fio de azeite, a cebola e o alho e deixar alourar.
    Juntar água e deixar cozer temperando com sal e pimenta.
    Quando pronto, reservar.

2º: Numa outra panela, colocar 1 fio de azeite e a quantidade de arroz pretendida, em lume brando. (ter atenção à porção a cozinhar - a quantidade de água deve ser o triplo.)
    Juntar o preparado dos espargos, reservando o caldo.
    Utilizando a mesma medida utilizada na quantidade de arroz, deitar uma da mesma com o caldo dos espargos aos poucos. Ir envolvendo.
    Quando terminado o caldo resultado da cozedura dos espargos, utilizar água até deitar 3x da mesma porção que o arroz. Sempre ir pondo aos poucos os líquidos.
     Durante o processo, temperar com sal e colocar salsa ou cebolinho picado.
     O arroz deverá ficar no fogo pelo menos 15 minutos.
     Quando empapado, retirar e servir!

Sugestão: O risotto é um prato de arroz. No entanto, nesta receita é utilizado como acompanhamento. Falta a presença de proteína  e legumes. Assim, é necessário que se acrescente carne, peixe, o que se pretender e alguns legumes. A sugestão é Cogumelos Salteados para acompanhar.
 



Sem comentários:

Enviar um comentário