Este momento nunca me pareceu possível...Apesar de ser absolutamente caseira, e sem qualquer tipo de gordura desnecessária ou elementos que façam desta mais um alimento "fast food, nunca pensei que seria possível voltar a trincar uma massa estaladiça que só uma pizza tem!!
Não posso, no entanto, fazer grande alarido... É uma conquista mas ainda é uma forma muito controlada...
Na verdade, o bom desta conquista não é o facto de se tratar de uma pizza, mas sim por despertar paladares e desejos há muito escondidos e camuflados por medos e constrangimentos. Ou seja, o caminho está a ser feito, nem que seja por pequeninos passos.
Agora, como fazer? Bem, prepare-se para se passar uma tarde bem passada!
Ingredientes:
Para a Massa: Para o molho:
- Farinha de trigo tipo 55 - 2 tomates grandes
- Azeite - 1 pimento vermelho
- 1 chávena de chá de água - 2 dentes de alho
- Sal - 1 cebola
- 2 colheres de chá de fermento - Sal a gosto
- 2 colheres de chá de orégãos
- 1 fio de azeite
Para a preparação da pizza é preciso dividi-la por 3 fases: primeiro, preparar a massa; depois o molho; e por fim, a junção dos dois.
Preparação da Massa:
- Juntar todos os ingredientes e amassar até estar bem misturado. (A quantidade de farinha depende. Acrescenta-se farinha até a massa não colar ás mãos - muito importante!)
- Deixar "descansar" durane 30 minutos.
- Com um rolo, abrir a massa, colocar numa forma untada com farinha e pré-assar no forno. O recomendável seria durante 10 minutos mas é muitos provável que este tempo a deixe logo assada. Por isso, é importante deixar durante pouco tempo no forno (antes de pré-assar, picar a massa para que não faça bolhas).
- Retirar e colocar o molho.
Preparação do molho:
- Numa picadora colocar o tomate, o pimento, os dentes de alho e o fio de azeite.
- Cortar a cebola ás rodelas e grelhar ou saltear as cebolas. Colocar na picadora.
- Temperar com sal e pimenta(a gosto)
- Triturar e retirar.
- Espalhar sobre a massa pré-assada.
Preparação final:
- Com a massa e o molho prontos, espalhar o molho sobre a massa de forma a que esta fique totalmente coberta.
- Por cima, colocar as delicias do mar (que se pode substituir pelo o que se quiser), meias luas de cebola (azeitonas...ect) e levar ao forno.
- Retirar quando aparentar tostada.
- Polvilhar com orégãos.
- Servir.
E o resultado final:
Nota: a pizza já contém tudo o que é necessário numa refeição se se reparar: os hidratos de carbono (na massa), a proteína (nas delícias do mar ou em qualquer outro recheio) e os legumes que é a base do molho. Não existe nada que seja fora de uma refeição completa e equilibrada nem que se torne menos saudável.
Ao completar esta refeição com uns legumes à acompanhar ou uma sopa e no final uma fruta (pode se até pôr fruta na pizza), tem-se um almoço equilibrado e delicioso!
Sem comentários:
Enviar um comentário